conhecendo alguns psicólogos.

Vinícius Ferreira Borges

Psicólogo, graduado pela Universidade Federal de Uberlândia (MG). Atualmente, é aluno-pesquisador do programa de Mestrado em Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina (PR), onde desenvolve pesquisas sobre o comportamento facial humano e realiza atendimentos psicológicos na abordagem analítico-comportamental. Atua, paralelamente, como psicólogo organizacional autônomo, realizando processos de treinamento e seleção profissional sob demanda. Desenvolve um projeto pioneiro aplicado a seleção profissional, que envolve a análise de gestos e expressões faciais de candidatos a vagas de emprego durante a fase de entrevistas, com o objetivo de identificar pistas emocionais que forneçam informações acuradas sobre o estado dos sujeitos e tornem a contratação mais eficaz.

Fabiane Ferraz Silveira

Psicóloga graduada pela Universidade Estadual Paulista UNESP-Bauru, especialista em Terapia Comportamental pela USP-SP e Mestre em Psicologia pela UNESP – Bauru, com dissertação orientada pela Profa. Dra. Alessandra Bolsoni-Silva e Prof. Dra. Sonia Meyer. Desenvolve tese de doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos UFSCar, sob orientação do Prof. Dr. Almir Del Prette e co-orientação da Prof. Dra. Laércia Vasconcelos da UnB. Atuou como docente do Dep. de Psicologia da UNESP – Bauru (2008) e da Universidade de Taubaté (2009). Possui experiência de pesquisa e intervenção nas áreas: intervenção analítico comportamental de grupo (pais, educadores, casais, adultos); processos de mudança em psicoterapia; Treinamento de Habilidades Sociais e Educação a Distância.



Felipe Lustosa Leite

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2006) e Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (2009). Tem experiência na área de Saúde Pública, ligado à política de Redução de Danos ao uso e abuso de drogas; experiência também no acompanhamento terapêutico de autistas. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará, sob orientação do Prof. Dr. Emmnauel Zagury Tourinho, trabalhando no Laboratório de Comportamento Social e Seleção Cultural. Sócio da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental desde 2006, tem regularmente apresentado trabalhos no encontro nacional da ABPMC e atualmente faz parte do Grupo de Interesse de Divulgação da Análise do Comportamento por meio de EACs e JACs.
Claudia Oshiro


Graduada em Psicologia e mestre em Educação Especial (“Exclusão com estímulos visuais e múltiplas relações de condicionalidade na linha de base”; dissertação orientada pela Profa. Dra. Deisy de Souza) pela Universidade Federal de São Carlos, doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (“Delineamento experimental de caso único: a Psicoterapia Analítica Funcional com dois clientes difíceis”; tese orientada pela Profa. Dra. Sonia Meyer). É especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva pela Universidade de São Paulo - USP/SP. Atualmente é docente e supervisora clínica no curso de pós-graduação em Terapia Comportamental e Cognitiva da USP/SP, pesquisadora do Laboratório de Terapia Comportamental da mesma universidade e terapeuta analítico-comportamental. Atualmente, é presidente da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.


Silvia Aparecida Fornazari 


Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Docente da Graduação em Psicologia, Residência Médica em Psiquiatria e do Programa de Mestrado em Análise do Comportamento do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina – UEL, Londrina, PR. Pesquisa em Análise do Comportamento aplicada à educação e à saúde, incluindo capacitação de pais, profissionais e professores em manejo comportamental através de instrumento informatizado, e desenvolvimento de procedimentos para utilização clínica.
Denis Roberto Zamignani


Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2008); psicólogo (1996) e mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento (2001) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordenador da Faculdade de Psicologia na Escola de Ciências da Saúde da Universidade Anhembi-Morumbi. Docente no Curso de Especialização em Clínica Analítico-Comportamental do Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento, onde é também sócio-diretor. Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, gestão 2012-2013. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em intervenção terapêutica, pesquisa em psicoterapia e formação profissional do psicólogo, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia analítico-comportamental, pesquisa em psicoterapia e ensino de análise do comportamento.
 Glauce Carolina Vieira Santos

É Doutora pela Universidade de São Paulo (Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental) e Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina (Programa de Pós-Graduação em Psicologia). Possui experiência como docente de nível superior e, atualmente, compõe a equipe de profissionais da clínica Grupo Gradual, especializada no atendimento a indivíduos portadores de transtornos do desenvolvimento. As principais áreas de atuação acadêmica e profissional são: Análise do Comportamento, Psicologia do Desenvolvimento, Desenvolvimento Humano Atípico, Variabilidade Comportamental, Controle Aversivo.
 
Marcelo Benvenuti

Marcelo Benvenuti é professor no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. É Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília e Doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Foi professor da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor convidado no Programa Pós-graduação em Ciências do Comportamento da Universidade de Brasília. Atualmente, é editor da Revista Brasileira de Análise do Comportamento e membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia. Atua como pesquisador em duas linhas de investigação: a) análise experimental do comportamento social, buscando identificar os princípios básicos de variação e seleção em fenômenos como a ilusão de controle, superstição, viés e aprendizagem cooperativa; e b) observação e controle restrito, buscando identificar as contingências básicas daquilo que é comumente identificado em psicologia como atenção. Trabalha também na discussão da necessidade de articulação entre ciência básica e análise de fenômenos complexos para a formação do psicólogo.



 Márcio Borges Moreira


Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2002), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2005) e doutorado em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (2010). Atualmente é Coordenador do Curso de Psicologia do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Equivalência de Estímulos, atuando principalmente nos seguintes temas: análise experimental do comportamento, metacontingências, análise do comportamento, comportamento social e sistema personalizado de ensino.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário