Vinícius Ferreira Borges
Fabiane Ferraz Silveira
Psicóloga graduada pela Universidade Estadual Paulista UNESP-Bauru,
especialista em Terapia Comportamental pela USP-SP e Mestre em
Psicologia pela UNESP – Bauru, com dissertação orientada pela Profa.
Dra. Alessandra Bolsoni-Silva e Prof. Dra. Sonia Meyer. Desenvolve tese
de doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da
Universidade Federal de São Carlos UFSCar, sob orientação do Prof. Dr.
Almir Del Prette e co-orientação da Prof. Dra. Laércia Vasconcelos da
UnB. Atuou como docente do Dep. de Psicologia da UNESP – Bauru (2008) e
da Universidade de Taubaté (2009). Possui experiência de pesquisa e
intervenção nas áreas: intervenção analítico comportamental de grupo
(pais, educadores, casais, adultos); processos de mudança em
psicoterapia; Treinamento de Habilidades Sociais e Educação a Distância.
Felipe Lustosa Leite
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2006) e
Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade
Federal do Pará (2009). Tem experiência na área de Saúde Pública, ligado
à política de Redução de Danos ao uso e abuso de drogas; experiência
também no acompanhamento terapêutico de autistas. Atualmente é
doutorando do Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do
Comportamento da Universidade Federal do Pará, sob orientação do Prof.
Dr. Emmnauel Zagury Tourinho, trabalhando no Laboratório de
Comportamento Social e Seleção Cultural. Sócio da Associação Brasileira
de Psicologia e Medicina Comportamental desde 2006, tem regularmente
apresentado trabalhos no encontro nacional da ABPMC e atualmente faz
parte do Grupo de Interesse de Divulgação da Análise do Comportamento
por meio de EACs e JACs.
Claudia Oshiro
Graduada em Psicologia e mestre em Educação Especial (“Exclusão com
estímulos visuais e múltiplas relações de condicionalidade na linha de
base”; dissertação orientada pela Profa. Dra. Deisy de Souza) pela
Universidade Federal de São Carlos, doutora em Psicologia Clínica pela
Universidade de São Paulo (“Delineamento experimental de caso único: a
Psicoterapia Analítica Funcional com dois clientes difíceis”; tese
orientada pela Profa. Dra. Sonia Meyer). É especialista em Terapia
Comportamental e Cognitiva pela Universidade de São Paulo - USP/SP.
Atualmente é docente e supervisora clínica no curso de pós-graduação em
Terapia Comportamental e Cognitiva da USP/SP, pesquisadora do
Laboratório de Terapia Comportamental da mesma universidade e terapeuta
analítico-comportamental. Atualmente, é presidente da Associação
Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.
Silvia Aparecida Fornazari
Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de
Mesquita Filho (2005). Mestre em Educação Especial pela Universidade
Federal de São Carlos (2000). Docente da Graduação em Psicologia,
Residência Médica em Psiquiatria e do Programa de Mestrado em Análise do
Comportamento do Departamento de Psicologia Geral e Análise do
Comportamento da Universidade Estadual de Londrina – UEL, Londrina, PR.
Pesquisa em Análise do Comportamento aplicada à educação e à saúde,
incluindo capacitação de pais, profissionais e professores em manejo
comportamental através de instrumento informatizado, e desenvolvimento
de procedimentos para utilização clínica.
Denis Roberto Zamignani
Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2008);
psicólogo (1996) e mestre em Psicologia Experimental: Análise do
Comportamento (2001) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Coordenador da Faculdade de Psicologia na Escola de Ciências da Saúde
da Universidade Anhembi-Morumbi. Docente no Curso de Especialização em
Clínica Analítico-Comportamental do Núcleo Paradigma de Análise do
Comportamento, onde é também sócio-diretor. Membro do Conselho
Consultivo da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina
Comportamental, gestão 2012-2013. Tem experiência na área de Psicologia,
com ênfase em intervenção terapêutica, pesquisa em psicoterapia e
formação profissional do psicólogo, atuando principalmente nos seguintes
temas: terapia analítico-comportamental, pesquisa em psicoterapia e
ensino de análise do comportamento.
Glauce Carolina Vieira Santos
É Doutora pela Universidade de São Paulo (Programa de Pós-Graduação em
Psicologia Experimental) e Mestre pela Universidade Federal de Santa
Catarina (Programa de Pós-Graduação em Psicologia). Possui experiência
como docente de nível superior e, atualmente, compõe a equipe de
profissionais da clínica Grupo Gradual, especializada no atendimento a
indivíduos portadores de transtornos do desenvolvimento. As principais
áreas de atuação acadêmica e profissional são: Análise do Comportamento,
Psicologia do Desenvolvimento, Desenvolvimento Humano Atípico,
Variabilidade Comportamental, Controle Aversivo.
Marcelo Benvenuti
Marcelo Benvenuti é professor no Instituto de Psicologia da
Universidade de São Paulo. É Psicólogo pela Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo, Mestre em Psicologia pela Universidade de
Brasília e Doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São
Paulo. Foi professor da Faculdade de Psicologia da Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo e professor convidado no Programa
Pós-graduação em Ciências do Comportamento da Universidade de Brasília.
Atualmente, é editor da Revista Brasileira de Análise do Comportamento e
membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia. Atua como
pesquisador em duas linhas de investigação: a) análise experimental do
comportamento social, buscando identificar os princípios básicos de
variação e seleção em fenômenos como a ilusão de controle, superstição,
viés e aprendizagem cooperativa; e b) observação e controle restrito,
buscando identificar as contingências básicas daquilo que é comumente
identificado em psicologia como atenção. Trabalha também na discussão da
necessidade de articulação entre ciência básica e análise de fenômenos
complexos para a formação do psicólogo.
Márcio Borges Moreira
Possui
graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás
(2002), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de
Goiás (2005) e doutorado em Ciências do Comportamento pela Universidade
de Brasília (2010). Atualmente é Coordenador do Curso de Psicologia do
Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Tem experiência na
área de Psicologia, com ênfase em Equivalência de Estímulos, atuando
principalmente nos seguintes temas: análise experimental do
comportamento, metacontingências, análise do comportamento,
comportamento social e sistema personalizado de ensino.
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